sábado, 9 de janeiro de 2010

Propriedades do azeite de Oliva

Para endometriose alho e azeite são muito bons pois tem propriedades antiinflamatórias, agem nas cólicas e no sistema imunológico.

Receita do Dia:
Azeite virgem de oliva: primeira espremedura a frio. Cicatrizante e antiinflamatório. Baixa o colesterol e os triglicérides quando se evita outras gorduras e o açúcar refinado. Uso no mínimo durante 90 dias para que se sinta ótimos resultados. Dosagem: 1 a 2 colheres de sopa ao dia.

Alho: dosagem : 1 dente de alho roxo a cada 20 quilos de peso ao dia. Pode ser tomado engolindo-se inteiro, cru, como pílula. Exemplo: pessoas com oitenta quilos, 4 dentes de alho ao dia, espaçando-se um a cada refeição. Impede trombose, facilita a circulação em artérias e arteríolas, melhorando o funcionamento de todos os órgãos. É antibiótico contra vírus e bactérias. Limpa as vias respiratórias. Em três meses caem todas as verrugas. Desaparecem as gripes e os resfriados. A associação de alho cru esmagado com azeite, curando-se o macerado por pelo menos 2 horas antes de usar, pode ser tomado vertendo-se um caldo (carne, galinha ou legumes) bem quente sobre a mistura e picando-se pão, novo ou velho, de preferência integral. Deixa-se esfriar a sopa de pão e deve-se tomar morna. É um alimento energético a ser tomado à noite por ser calmante, proporciona um sono profundo e reparador, afora todas as propriedades citadas anteriormente. Indicado principalmente para crianças e idosos. O azeite atenua o cheiro e o gosto do alho e não deixa bafo halitoso no dia seguinte. Neste caso pode-se esmagar o alho como dose única, um dente de alho para 20 quilos de peso, misturados ao azeite. Normaliza a pressão em menos de 30 dias. Como melhora a circulação em geral, melhora todos os órgãos internos, o que é evidente em diabéticos, pois estabiliza em 30 dias os casos menos graves. 500 ml de azeite La Española custam 12,00 reais. 500 gr de alho podem custar 5,00 reais. Essa quantidade dá para 15 dias ou mais. Economiza-se na farmácia, além de servir como alimento e dá oportunidade de aproveitar o pão velho. Damos preferência ao pão integral. Previna-se contra qualquer tipo de gripe ou infecção tipo virótica.

http://www.lcdias.com.br/2007/10/sobre-alho-e-azeite.html
Gostei desse blog acima tem depoimentos de pessoas que experimentaram e se curaram de algumas doenças com a combinação alho+azeite
Eu uso essa combinação diariamente.


Seguem outras matérias interessantes


Cientistas do Monell Chemical Senses Center e colaboradores das universidades da Pensilvânia, da universidade de Ciências da Filadélfia e da empresa Firmenich descobriram a presença de um agente natural antiinflamatório, chamado pelos pesquisadores de oleocanthal, no azeite de oliva extra-virgem. Este agente é um antiinflamatório não esteróide com comportamento farmacológico semelhante ao do ibuprofeno. Ele atua inibindo a atividade da enzima1 ciclo-oxigenase (COX).

Esta descoberta é importante pois processos inflamatórios participam de uma série de doenças crônicas que afetam milhares de indivíduos.

materia inteira:http://www.news.med.br/p/azeite+de+oliva+extra+virgem+contem-877.html



Propriedades do azeite
O azeite tem um extra-ordinário valor dietético e terapêutico. Previne o aparecimento de diversas doenças do sistema digestivo, a arteriosclerose e outras doenças do coração e dificulta a acumulação do colesterol no sangue, favorecendo a produção de HLD (bom colesterol).
COMPOSIÇÃO QUÍMICA: Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitamina A, B1, B2, C, sais, potássio, sódio, cálcio, fósforo, silício, magnésio, cloro, ferro.

USO PREVENTIVO: A azeitona e um alimento excelente para os órgaos internos. Convém aos tuberculosos e aos que sofrem de outras afecções do peito. Recomenda-se também contra a asma. As pretas são preferíveis as verdes. Poderoso excitante alimentar, a azeitona faz bem ao fígado. Vários médicos receitam a água das latas de azeitona em casos de envenenamentos. Cura também a embriaguez alcoólica.

A azeitona madura, esmagada, aplicada topicamente, tem efeito resolutivo nos abscesso. Nas queimaduras aplica-se, com bons resultados, a polpa da azeitona amassada. O azeite também e muito benéfico nas queimaduras. Batem-se duas colheres de azeite com uma clara de ovo e aplica-se essa mistura. Renova-se a aplicação periodicamente.
Em maceração com alho, o azeite é um grande desinfetante do aparelho digestivo (uso interno) e um remédio para as dermatoses (uso externo).

Hoje emprega-se o azeite como reconstituinte e tônico em diversas afecções, particularmente na tuberculose. Na cólera da bons resultados, pois combate magnificamente as diarréias originadas por esta enfermidade.
Contra os espasmos e as cólicas nefríticas, dá excelentes resultados o azeite com gema de ovo e sumo de limão... tudo emulsionado... Como vermifugo usa-se também com bom êxito... É nocivo consumir o azeite em fritos ou cozimentos, e pior ainda e quando se emprega em grande quantidade...
Contra a afonia e as inflamações da garganta, fazem-se gargarejos com a emulsão de azeite, gema de ovo e sumo de limão, bem batidos... Contra a hidropisia renal, são eficazes as fricções ou as compressas com puro azeite quente...

Na otite aplica-se azeite aquecido com alho macerado no ouvido, embebido num algodão.
Em casos de ferimento, o sumo das folhas de oliveira age como cicatrizante. Na supuração dos ouvidos, introduzem-se diariamente três gotas.

http://www.gourmetinnature.com.br/alimentofuncional/azeitedeoliva.php



Os benefícios do azeite de oliva na saúde.

A oliva tem sido uma das bases da agricultura nos países mediterrâneos com um grande significado econômico e social. O derivado do óleo da fruta é classificado em diferentes categorias dependendo de sua qualidade, sendo o maior expoente o chamado óleo de oliva puro que possui inquestionáveis benefícios para a manutenção da saúde, e também na prevenção de doenças.

E mais: ajuda numa melhor evolução quando a doença já está instalada, como foi demonstrado pelos pesquisadores do Serviço de Farmácia do Hospital La Inmaculada, Espanha.

Câncer de mama

Pesquisadores americanos divulgaram as propriedades do azeite de oliva contra o câncer de mama, o que pode agilizar o tratamento, de acordo com os resultados da investigação.

Experimentamos com amostras de células cancerígenas mamárias apontaram que o ácido oléico reduz de forma significativa os níveis do gene de câncer chamado Her-2/neu, ainda conhecido como erb B-2, explicou o Dr. Javier Menendez, da Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade de Northwestern em Chicago (Ilinois), e diretor do estudo.

Altos níveis de Her-2/neu aparecem em 20% dos casos de câncer de mama e estão relacionados às formas particulares agressivas da doença, completou.
Outro experimento com células canceríginas também mostraram que o ácido oléico não apenas neutraliza o gene Her-2/neu, como aumenta a eficiência do trabalho dos anticorpos mononuclear, como o trastuzumab (Herceptin), afirmaram os pesquisadores.

Este tratamento aponta especialmente para gene Her-2/nue, um dos mais importantes no câncer de mama, e permite prolongar substancialmente a vida das pacientes.

Estudos realizados em populações do sul da Europa já mostraram que o ácido graxo monoinsaturado pode ser efeitos protetores contra o câncer de mama, mas as experiências em cobaias de laboratório ainda não apresentaram resultados definitivos, ressaltam os cientistas.

Segundo eles, uma das explicações seria que o ácido oléico usado neste experimento é misturado com muitos outros ácidos graxos e outras proteções naturais.

As virtudes do azeite de oliva foram oficialmente reconhecidas em 2 de novembro passado pela FDA, a agência americana encarregada da regulamentação dos produtos farmacêuticos e alimentícios, que autorizou seus fabricantes a fazer referência para a saúde e, principalmente, para o sistema cardiovascular.


http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=967

Fonte: Revista Geração Saúde, pág. 31
Site Médico

Nenhum comentário: