Reportagens Relacionadas

Loading...

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Remédios naturais e de graça oferecidos em faculdade

Interessante essa notícia!Bacana comprovarem os efeitos das plantas.


Remédios naturais e de graça oferecidos em faculdade
21/02/2010 - 00h00 ( - A Gazeta)

Daniella Zanotti
dznotti@redegazeta.com.br

Você alguma vez já deve ter tomado algum chazinho para curar uma gripe, um resfriado ou mesmo um problema digestivo. Afinal, é tradição nos lares utilizar remédios caseiros produzidos a partir de plantas medicinais.

A partir do mês de abril, a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) vai oferecer gratuitamente, por meio do projeto Farmácia Viva, plantas com propriedades medicinais para os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, são 55 espécies diferentes de plantas, que têm ações bactericidas, analgésicas, oxidantes e diuréticas.

"As espécies foram catalogadas pelo Ministério da Saúde, e têm efeito comprovado. Hoje, as pessoas estão preferindo as plantas medicinais aos remédios sintéticos porque têm menos efeito colateral e são mais baratas", explica a professora de Botânica da Emescam Solange Zanotti Schneider.

Serão doados vegetais "in natura", para chás, e também produtos manipulados, na forma de xaropes, gotas ou tinturas. Para ser beneficiado com as plantas, o cidadão terá que apresentar uma receita médica, e estar cadastrado no projeto de extensão da faculdade.

"Primeiro, vamos cadastrar os usuários do SUS neste mês de março, e, no início de abril, já vamos atender à população. O objetivo é atender à comunidade de Vitória para depois estender o projeto", afirma a professora Solange.

As plantas medicinais também servirão de material didático para três disciplinas de cursos oferecidos na Emescam. Além disso, o local poderá servir como um ponto de estudos para os alunos dos ensinos fundamental e médio, com visitas monitoradas pelos alunos de farmácia.

Saiba mais

Farmácia Viva:
A Emescam vai inaugurar o herbanário com mais de 50 espécies de plantas medicinais, que, em abril, estarão à disposição da população

ONDE: Av. Nossa Senhora da Penha, 2190, Vitoria. A farmácia fica atrás da biblioteca da instituição.

Tel.: (27) 3334-3500 (27) 3334-3500
Site: www.emescam.br

4 comentários:

LUCINEIA RIBEIRO disse...

eu tava lendo uns comentario que cha verde e otimo pra mioma vou comprar ja eu tem mioma to apelando pra tudo nao quero passar por cirujia dizem q quem tira utero a mulher fia tipo um salo por dentro.ai meu deus nao quero ficar assim

Anônimo disse...

eu li o blog e gostei muito e por que tambem tem miomas e vou comprar o cha verde pra diminuiçao deste maldito miomas que apareceu em meu uetro

Nandhara disse...

anonimo 23 de maio 15:38, tome pouca quantidade de chá verde por dia pois ele abaixa a pressão.
bjs
Nandhara

Nandhara disse...

anonimo 23 de maio 15:40
mesma coisa, tome pouca quantidade, pois o chá verde abaixa a pressão.
bjs
Nandhara