domingo, 20 de junho de 2010

1 receita de pão ótima para quem tem endometriose

Receita do meu pão que é uma maravilha para o intestino, muitas vezes quem tem endometriose sofre com o intestino.

4 xicaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de leite de soja natural em pó, leite de cabra em pó ou leite comum em pó (pode ser usado leite de coco liquido tb)
1/2 xic de farinha de linhaça
1/2 xic de aveia em flocos pode ser flocos finos ou farelo de aveia
1/2 xic de germem de trigo
2 colheres de sopa de farinha de maracuja
2 colheres de sopa de margarina sem sal
2 colheres de sopa de fermento biológico seco
1 xic e meia de água morna

Obs. Você pode colocar sal a gosto e qualquer outro tempero que goste eu uso as vezes 2 colheres de salsa desidratada, já usei alho e coentro em pó entre outros temperos.
Pode colocar castanha moida, passas, damasco moido, o que quiser na proporção de 2 colh de sopa.

Misture os ingredientes secos primeiro e depois junte a margarina e a água. Misture tudo, amassando bem até formar uma massa homogênea. Deixe crescer até dobrar de tamanho, ponha no forno em temperatura baixa 180 graus até a massa dourar em cima. Agora é só comer!


Propriedades Medicinais:

Germem de Trigo: Contêm vitaminas do grupo A, B, D, K e principalmente E, que regenera os tecidos, combate a menstruação irregular, dificuldade de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções, combate também doenças dos tipos reumáticas, como a ciática, torcicolo, traumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.



Farelo de Aveia: Contêm uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas dificultando sua absorção pelo organismo, assim o seu poder anticolesterol é capaz de reduzir a gordura circulante no sangue

Leite de Soja: Reduz o colesterol, regula a formação do osso, rica em proteína e em sais minerais, é de fácil digestão, regulariza pressão, e fortalece todo o sistema imunológico do organismo. Rica em hormônios e aumenta os níveis de estrogênio nas mulheres na menopausa. Possuem atividade anticancerígenas e antivirais.


Leite de cabra:O leite de cabra favorece a utilização digestiva e metabólica de minerais como ferro, cálcio, fósforo e magnésio. Ademais, ajuda a prevenir doenças como a anemia e a desmineralización óssea.

Leite de coco: O coco é um fruto tropical abundantemente cultivado no país e é rico em proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas (A, B1, B2, B5 e C) e sais minerais. A polpa extraída desse fruto é ralada e prensada para a obtenção do leite de coco, um produto 100% natural. Para quem se preocupa com saúde e bem estar, ele é um prato cheio, pois além das vantagens nutricionais, é barato, fácil de ser encontrado e muito saboroso. Os benefícios do uso de leite de coco na culinária são muitos: ele não tem colesterol, o que afasta a possibilidade de doenças cardíacas e hipertensão e contém ferro, que previne a anemia. Além disso, o ingrediente tem mais selênio, ácido fólico e vitamina E – que combatem a formação de radicais livres -, do que o creme de leite e algumas frutas tropicais como acerola, maracujá, abacaxi e graviola. As suas propriedades antioxidantes, mineralizantes e energéticas desenvolvem um papel protetor contra o envelhecimento celular e a arteriosclerose.
Linhaça: É rica em proteínas e ferro, protege contra tumores de mama, ovário e próstata. Associado com a proteína da soja, aumenta a atividade do sistema imunológico. Rica em ômega 3, tem efeito antiespamódico, analgésico, antiinflamatório do aparelho gastro-intestinal. A linhaça ajuda no combate à endometriose?

Sim. Como alimento funcional ela atua na manutenção da imunidade, e como fonte de vitamina E, ajuda a equilibrar a produção de hormônios. Para adultos o consumo máximo é de 1 colher de sopa/dia. Para crianças até 12 anos é de 1 colher de sobremesa/dia.


Farinha de maracujá: é fonte de várias vitaminas e minerais.
• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.
• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação

Castanhas que podem ser colocadas

NOZ: ótima fonte de energia; potássio; proteína vegetal e vitamina E, que tem ação antioxidante, além de proteger contra doenças do coração. Também é rica em ácido elágico, que pode inibir o crescimento de células cancerígenas

CASTANHA DE CAJU: possui proteínas, é rica em aminoácidos essenciais, aumenta os níveis de HDL (bom colesterol)
CASTANHA-DO-PARÁ: fornece selênio, mineral antioxidante que atua no equilíbrio da tireóide e do magnésio. Contém ômega 3, gordura que previne doenças do coração

DAMASCO: O damasco tem ação afrodisíaca, anti-espasmódica, rejuvenescedora, antitussígena, adstringente, anti-anêmica, calmante, demulcente, emoliente, expectorante, laxante, mineralizante, peitoral, sedativa, tônica

Nenhum comentário: