sexta-feira, 29 de junho de 2012

Proellex

Trata-se de uma medicação, chamada Proellex, que vem sendo testada nos EUA para tratamento de Miomas Uterinos e Endometriose.


Uma notícia publicada no início deste mês pelo jornal online MarketWatch, informa que a indústria farmacêutica americana Repros Therapeutics Inc completou a segunda fase de um estudo feito com o Proellex, trazendo bons resultados no que diz respeito à redução dos Miomas Uterinos, bem como à redução das dores causadas pela Endometriose e também a suspensão da menstruação
.
O Proellex, cujo princípio ativo é a Telapristone, é um medicamento oral, pertencente a uma classe relativamente nova de drogas conhecida como "moduladores seletivos de receptor de progesterona (SPRMs)". Sua função é bloquear os receptores do hormônio progesterona, impedindo assim a ovulação e consequentemente a menstruação.

De acordo com um co-autor do estudo, o pesquisador Dr. Andre Van As, o "Proellex é muito eficaz no alívio da dor associada à endometriose, uma condição que afeta milhões de mulheres nos Estados Unidos".

Inicialmente, os testes com esta droga trouxeram muitas preocupações, pois as dosagens elevadas mostraram ser prejudicais ao Fígado, podendo levar à uma toxicidade hepática, uma grave condição que obrigou a empresa a suspender temporariamente a pesquisa.
Porém, administrando doses menores, verificou-se que a droga era segura e apresentava os efeitos desejados.

A pesquisa atual mostra que após quatro meses de tratamento com Proellex, as mulheres com Endometriose que apresentavam cólicas fortes e incapacitantes durante o período menstrual, mostraram significativa melhora no quadro de dor, suspendendo, inclusive, a necessidade do uso de analgésicos e derivados da morfina.

Isto se explica pelo fato desta droga fazer a menstruação cessar na maioria das mulheres. Além disto, Proellex também diminuiu significativamente os sintomas associados com a dor pélvica fora do período menstrual e a dor durante a relação sexual (dispaurenia), o que sugere que este novo medicamento pode ter um "efeito modificador da doença", como diz o Dr. Van As.

A conclusão desta segunda fase da pesquisa foi promissora no que diz respeito à segurança ao efeito colateral produzido anteriormente ao Fígado, ou seja, em doses mais baixas, o efeito esperado é alcançado, sem causar danos a este órgão.

A pesquisa também demonstrou que quando interrompido o uso do Proellex, após 10 meses de tratamento, a menstruação retornou num prazo máximo de aproximadamente 35 dias em todos os grupos de mulheres do estudo (tanto as que tinham Endometriose ou Miomas, quanto as que não tinham).

No caso das pacientes com Miomas, a administração do Proellex, reduziu os episódios de sangramentos excessivos e também o tamanho dos Miomas.
Vale lembrar que a droga não promete a cura da Endometriose, nem dos Miomas, mas mostra-se muito eficaz na suspensão da menstruação e controle da dor, tão importantes para quem tem estas patologias.

A pesquisa ainda não terminou e precisa determinar fatores importantes como efeitos colaterais e o período pelo qual a droga age, mesmo depois de sua interrupção. Além disto, precisa passar pela avaliação da FDA (Food and Drug Administration) para dar início à nova fase da pesquisa.

fonte:http://eutenhoendometriose.blogspot.com.br/2012/01/novo-medicamento-para-endometriose-em.html


2 comentários:

Francisca Adalgisa disse...

Oi Galerinha a muito tempo tento entrar nesse blog pra contar um pouquinho da minha história,mais não havia conseguido, a um 1 ano atras venho tentando conversar com vcs mas não conseguia,quando eu casei com 21 anos descobri que tinha problemas de ovarios micropolicisto,sabia que havia algo errado, pq minhas colicas eram de desmaiar,ai sempre consultei mais nunca mi passarão uma ultar vaginal, quando eu passei a consultar com uma médica maravilhosa, ela mi passou uma ultra. Pois é ai descobri que os motvos das colicas eram cistos, nos 2 Ovarios,então comecei um tratamneto com anticoncepcional. Mais não parou por ai não,depois nos planejamos um filho que dificultou bastante, penssei que planejaríamos e logo logo iriamos ter, mais foi coisa de mais de 2 anos, fora antes de planejarmos de sempre tinhamos elações sem camisinha e nada de engravidar, Gente comecei a me desesperar fiz tratamento com glifage xr,durante uns 8 meses, depois ela mi passou, mais 3 meses, e nada, depois me passou indux indutor de ovulação.Então tomei 3 caixas, e já sem esperança com mais de 5 meses q havia terminado de tomar, Veio minha Felicidade maio.Jesus o Médico dos medicos me Presentiou com um bêbê,hoje estou gravida daqui 5 dias faço 4 meses de gestação. E estou muito feliz por essa Benção maravilhosa que Deus mi deu...E é homem...Meninas não desistam nunca, tenho em primeiro lugar muita fé em Deus, pois ele tudo pode.Meu imail é fran_morena_19@hotmail.com mi add ai face e msn bjos linda até mais. Me chamo Francisca adalgisa, e tenho 24 anos.

Nandhara disse...

Maravilhoso! Parabéns flor!!!
Estou tremendamente contente por você!
bjs de luz
Nandhara